domingo, 11 de abril de 2010

Usando bibliotecas de terceiros com Eclipse

Motivação
Muitos vão achar que esse post está falando sobre uma coisa básica demais, mas eu me lembro que quando comecei a programar em Java, eu não sabia como isso funcionava, e tive que aprender sozinho, então resolvi escrever esse post para orientar outras pessoas que assim como eu, um dia não sabiam como fazer isso.
Quando se está desenvolvendo um projeto em Java, você precisa implementar uma séria de funcionalidades, como por exemplo:
  • Conectar a um banco de dados.
  • Enviar emails.
  • Efetuar operações sobre arquivos.
  • Gravar logs de sua aplicação.
Enfim, são muitas coisas que você pode precisar fazer, e muitas delas são muito comuns, e repetitivas. Então para facilitar sua vida, você começa a escrever uma pequena classe chamada "Util", que faz de tudo um pouco: copia um arquivo para outro diretório, envia email, grava logs, etc. Com o tempo essa classe começa a ficar grande e você acaba quebrando ela em outras classes, e adicionando mais funcionalidades, e no final das contas, você tem uma biblioteca (ou API).

Não que isso seja ruim, é bom, você está reaproveitando código, mas o que você não sabia, é que todo mundo fez a mesma coisa, e agora cada um tem um biblioteca pessoal. E o que você também não sabia, é que algumas dessas pessoas perceberam que todas as bibliotecas tinham uma função para enviar e-mail,  ou copiar um arquivo, e resolveram se juntar e criar uma biblioteca única e específica para cada uma dessa tarefas.

Enfim, para encurtar a história, para cada uma de suas necessidades, provavelmente já exista alguma biblioteca que faça o que você precisa, e existem ótimos sites para encontrá-las, como por exemplo: Apache e SourceForge.

Vantagens
Algumas das grandes vantagens de usar bibliotecas desses sites (ou de outros) são:
  • Você não precisa reinventar a roda.
  • As bibliotecas já foram usadas e testadas em diversos projetos, e portanto, possuem um alto nível de qualidade.
  • Padronização, evitando que um dia você precise dar manutenção em um sistema que usa uma biblioteca própria de acesso ao banco de dados, que apenas o cara que escreveu entende.
  • Documentação. a grande maioria dessas bibliotecas possuem documentação e exemplos que ensinam como usar a ferramenta.
Enfim, você só tem a ganhar. É claro que pode existir mais de uma biblioteca que se proponha a realizar uma tarefa em específico, nesse caso, opte por aquela que tiver a maior comunidade de usuários e desenvolvedores, ou procure informações com outras pessoas que já usaram alguma delas. Fóruns são ótimos lugares para você perguntar as pessoas sobre as experiências delas com alguma ferramenta.

Apenas para exemplificar. Caso você precise gravar logs de sua aplicação, o Log4j é uma ótima API para isso. Para acesso a banco de dados, o iBATIS, pode ser uma boa escolha. Para operações com arquivos ou envio de email (e muitas outras coisas) você poderia usar Apache Commons.

Configurando o Eclipse
Para utilizar qualquer uma dessas API's, você só precisa fazer o download do site, e configurar o Eclipse,  assim:
  • Window > Preferences > Java > Build Path > User Libraries
  • Clique em "New"
  • Informe o nome do biblioteca (apenas para visualização) e clique em OK
  • Depois selecione a biblioteca e clique em "Add JARs"
  • Procure pelo arquivo .jar da biblioteca e pronto.
  • Opcionalmente, você pode informar o caminho do código fonte da biblioteca e o caminho dos arquivos no padrão Javadoc.

Configurando seu projeto
Agora, para usar a biblioteca em seu projeto, basta clicar com o botão direito sobre o projeto no Eclipse, selecionar a opção "Build Path" > "Add Libraries", selecione a opção "User Libraries" e clique em "Next", selecione as bibliotecas que desejar e clique em "Finish". Pronto, agora seu projeto está pronto para usar a biblioteca, você pode procurar por exemplos de como utilizar através da documentação ou no site da biblioteca. Eventualmente, algumas bibliotecas incluem um diretório de exemplos junto com o arquivo .jar que você baixou do site.

Era isso pessoal, não esqueçam de deixar um comentário com a opinião de vocês sobre o post.
Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário