sexta-feira, 16 de abril de 2010

Aparência importa sim!

O Dilema
Não me venha com essa estória de que aparência não importa, importa sim! Pelo menos no mundo do desenvolvimento de sistemas.

Imagine que os usuários irão passar horas utilizando o sistema que você desenvolveu. Isso pode ser uma tortura, ou um prazer. Tudo dependerá de duas coisas:
  • O sistema é funciona?
  • O sistema é agradável aos olhos (bonito)?

A Realidade
Se um sistema funciona perfeitamente, contemplando todos os requisitos do usuário, mas possui uma interface difícil de usar, poluída ou mal organizada, então pode ter certeza de que seu cliente não está completamente satisfeito, não está feliz.

Já por outro lado, se você desenvolve um sistema que possui uma boa aparência, que é organizado e fácil de usar, mesmo que nem todas as funcionalidades estejam funcionando 100%, mesmo assim, há uma grande chance de seu cliente ficar satisfeito, por que ele sabe que esses pequenos ajustes podem ser rapidamente corrigidos, já um sistema feio.....

Algumas sugestões
Existem algumas boas práticas que você pode adotar para que seu sistema não seja um patinho feio.....
  • Use ícones: procure utilizar ícones em botões, menus e outras partes da tela. Mas não abuse, apenas use o ícone se ele realmente irá ajudar o usuário a utilizar o sistema, caso contrário é perda de tempo. E, é claro, procure utilizar um ícones que tenham alguma relação com o contexto, ou seja, não vá usar um ícone de disquete para um botão que exclui um cliente :-). Os sites Icon Archive e FamFam são bom lugares para você encontrar ícones para sua aplicação.
  • Seja ecologicamente correto: não polua a tela com uma tonelada de informação. Mostre ao usuário apenas a informação que ele precisa. Utilize recursos para expandir ou contrair conjuntos de informação. Quebre telas grandes em telas menores, seja através de abas ou através de um botão "próximo".
  • Escolha boas cores: você não gostaria de usar um sistema que a cor do plano de fundo é vermelha, gostaria? Procure usar tons mais claros, sóbrios, suaves. Faça uma boa combinação de cores, utilizando cores similares ou complementares. Alguns recursos para encontrar boas combinações de cores poderiam ser os sites Web Developer Notes, Kuler e Colors on the Web.
Por hoje é só pessoal.
Não esqueçam de comentar.

Um comentário: